Cooperativa de Distribuição de Energia Fontoura Xavier

Telecomando de Religadores

No dia 28 de março de 2018, a CERFOX, em parceria com a DWF Sistemas e Automação de Santa Catarina, realizou um treinamento de capacitação dos Operadores do seu Centro de Operações da Distribuição- COD, finalizando assim a etapa de implantação do sistema View, ferramenta utilizada para telecomando de chaves e religadores. Este projeto teve início em novembro de 2017, com o desenvolvimento e modelagem do sistema, instalações de remotas e parametrização de equipamentos em campo, além de testes e ajustes de sistema em campo.

Com o sistema View será possível, através do Centro de Operações – COD, realizar manobras de aberturas e fechamentos de chaves e religadores de modo remoto, sem a necessidade de deslocamento de equipes até o local. Também será possível a rápida identificação de falta de energia devido a atuação de religadores, onde o operador receberá um alerta imediatamente após a atuação do equipamento, viabilizando assim agilidade nas manobras de transferência de carga e ou deslocamento de equipes para inspeção do trecho de rede sem energia.

Este sistema também proporcionará, a coleta e monitoramento em tempo real das grandezas elétricas da rede de distribuição, contribuindo assim para a melhor gestão e planejamento do sistema elétrico. Foram telecomandados um total de 33 religadores e chaves, através de tecnologias via celular – 3G e satélite.