Cooperativa de Distribuição de Energia Fontoura Xavier

Instabilidades Climáticas

VENTOS FORTES E TEMPORAIS CAUSAM TRANSTORNOS E FALTA DE ENERGIA AOS ASSOCIADOS DA CERFOX.

A CERFOX informa que em razão da instabilidade climática que atingiu a região, ocorreram muitas interrupções no fornecimento de energia em diversos pontos do sistema de distribuição. As faltas de energia foram ocasionadas, predominantemente, pela incidência de descargas atmosféricas, cabos rompidos, contato de galhos e árvores na rede elétrica e avarias de isoladores e para-raios.

Os municípios de Fontoura Xavier e São José do Herval concetraram o maior número de ocorrências, onde o rompimento de cabos em diferentes pontos no alimentador troncal ocasionaram uma interrupção no fornecimento ao final da noite desta segunda-feira (11), entorno das 19h15min. Todas as equipes de trabalho da Cooperativa estão em atividades, e a previsão que o fornecimento esteja normalizado até o final desta terça-feira (12).

Houve registros de interrupções no fornecimento nos municípios de Dois Lajeados, São Valentim do Sul onde aconteceram quedas de árvores e vegetação sobre a rede, postes quebrados. A previsão é que ao longo da tarde não haja ocorrências pendentes de falta de energia.

A região de Casca, São Domingos do Sul e Paraí ocorreram rompimento de cabos, mas estão sendo sanados.

Todas equipes operacionais trabalham para normalização do sistema, e a previsão é que ao final desta terça-feira (12) as faltas de energia estejam na sua maioria sanadas, tendo em vista que há situações de difícil acesso.

Por motivos de segurança, a CERFOX orienta todos a manterem distância de eventuais cabos ou postes caídos. Comunicações de situação de risco podem ser feitas pelo telefone de emergência via Call center: 0800 648 4800, bem como falta de energia na unidade consumidora podem ser avisados via torpedo SMS informando a falta de luz para 26767 com as palavras cerfox e luz, mais UC.

 

Rede de Telecomunicações

O sistema de telefonia fixo e móvel sofreu problemas para receber e fazer chamadas, e dificultou o registro de ocorrências por parte dos associados, além de inviabilizar por alguns momentos o contato das equipes operacionais em campo com o Centro de Operação da Distribuição.

 

CERFOX – DEPARTAMENTO TÉCNICO
Fontoura Xavier, 12 de junho de 2018