Nova ligação e aumento de carga

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Nova ligação e aumento de carga

NOVA LIGAÇÃO

 

Tire aqui todas as suas dúvidas sobre o serviço.

 

Precisa instalar um medidor em uma nova Unidade Consumidora?

Entre em contato com nossos Canais de Atendimento, mas antes disso, tire todas as suas dúvidas sobre Ligação Nova de Energia e confira os passos necessários para que a Cerfox consiga atender você.

Importante: Lembre-se de consultar o link Normas Técnicas para verificar as premissas necessárias para a correta construção da medição e o link Projetos para verificar se para o seu atendimento não é necessário apresentar projeto elétrico.

 

Onde posso solicitar?

Atendimento comercial pelo fone 0800 648 4800. Escritórios e Regionais.

 

Quem pode solicitar?

Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais, com procuração oficial com firma reconhecida em Cartório. Importante: O solicitante não pode ter débitos vencidos com a Cerfox e deve ser maior de 18 anos.

 

Quais documentos preciso apresentar nos canais de atendimento?

 Pessoa física:

* RG (ou na inexistência deste, outro documento de identificação oficial com foto).

* CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal).

Pessoa Jurídica

* Apresentação do cartão CNPJ original ou cópia simples ou cópia autenticada, documentos relativos à sua constituição, ao seu registro (Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembleia e Eleição) e documentos do(s) seu(s) representante(s) legal(is) RG e CPF.

 

Nota: Se a solicitação for realizada por terceiros, faz-se necessário à apresentação de autorização assinada pelo interessado com reconhecimento de firma para a finalidade a que se destina.

 

Outros documentos e informações (pessoa física ou jurídica)

* Projeto elétrico quando a solicitação assim exigir, conforme orientações contidas no link Projetos.

* Matricula atualizada do imóvel, emitida pelo registro de imóveis, com prazo inferior a 6 meses;

* Procuração, contrato de arrendamento, de aluguel ou de compra e venda caso a solicitação não seja em nome do proprietário da matrícula;

* Declaração de carga instalada.

* Ramo de atividade ou finalidade da edificação, se industrial, residencial, comercial ou misto;

* Comprovação de que o requerente desenvolve atividade rural (no caso de enquadramento como tarifa rural);

* Alvará de licença de localização e declaração de numeração urbana emitido pela Prefeitura Municipal;

* Licença ambiental caso a unidade consumidora esteja em área ambiental protegida.

* Foto do padrão de entrada com numeração do imóvel fixada, havendo o imóvel ao fundo;

 

Associação

Para realizar o pedido de nova ligação, o interessado deverá ser sócio da Cerfox. Caso não seja, deverá antes da efetivação do pedido de nova ligação, realizar a associação. Para visualizar o que é necessário para esta associação, acessar o link de de orientações para a associação.

 

O que vão me perguntar na hora do atendimento?

Relação de todas as cargas a serem utilizadas para declaração descritiva da carga instalada na unidade consumidora ou declaração descritiva de todas as cargas a serem utilizadas e outras informações acima mencionadas. Atenção ao levantamento de cargas, que deve ser realizado em Watts (W), evite levar motores em CV ou kVA.

O endereço completo do local que será atendido (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, bairro, complementos, referências).

Telefones para contato (celular e fixo se possível).

 

O que é padrão de ligação de energia elétrica?

São os equipamentos necessários para a ligação do seu imóvel à rede elétrica, composta basicamente por caixa de medidor, tubos (eletrodutos) e disjuntor, cuja montagem e especificação devem atender às normas técnicas da Cerfox. A construção do Padrão de Entrada de Energia e as instalações são de responsabilidade do solicitante.

 

Quando a Cerfox precisa fazer uma extensão de rede elétrica?

Quando a rede elétrica estiver a uma distância maior que 30 metros do padrão de entrada de energia, ou a quantidade de fases existentes é inferior ao tipo de fornecimento solicitado. Será necessária também, quando o ramal de ligação cruzar o terreno de outras pessoas. Após análise técnica, o cliente receberá uma carta em até 30 dias com o orçamento para a execução do serviço.

 

Vistoria

A execução da vistoria na unidade consumidora poderá ocorrer em até 3 dias úteis na área urbana e 5 dias úteis na área rural, contados da data da solicitação do interessado.

 

Taxas e Custos?

A primeira vistoria não é cobrada. Serão cobradas as demais vistorias realizadas pela Cerfox no local, devido ao não cumprimento das exigências ou qualquer outro motivo de responsabilidade do cliente, conforme Resolução nº 414/ 2010 da ANEEL. A cobrança será feita na primeira conta de energia elétrica, após a ligação do medidor.

 

Padrão de Ligação já construído

Para a solicitação de nova ligação e da vistoria, o padrão de entrada já deve estar construído em campo e de acordo com o tipo de fornecimento solicitado. Neste caso, durante a vistoria o técnico da Cerfox irá verificar se o padrão está realmente de acordo com as normas técnicas e de segurança da Cerfox e da ABNT. Se o padrão não estiver em área de proteção ambiental e não houver necessidade de estudo de rede, após a vistoria, em até 2 (dois) dias úteis para a área urbana, ou 5 (cinco) dias úteis para área rural, a energia será instalada.

 

Se for identificado padrão fora das normas técnicas, você receberá uma notificação com a descrição da irregularidade encontrada e terá até 30 dias para regularizar a situação e pedir o reenvio da solicitação.

Após sanar as irregularidades, reabra o pedido através dos canais de atendimento.

 

Veja quais são os itens mais rejeitados pelas equipes da Cerfox na execução das ordens de serviço:

  • Padrão de entrada não concluído;
  • Poste do padrão de entrada fora do padrão Fecoergs, sem identificação e/ou com fabricantes não homologados junto a Cerfox;
  • Proteção geral com capacidade de suportar curto circuito inferior ao mínimo exigido de 5kA;
  • Dispostivo de proteção contra surtos - DPS com capacidade de suportar surto inferior ao mínimo exigido de 20kA (Nominal);
  • Falta de aterramento na caixa de medição;
  • Ligação incorreta dos DPS's;
  • Falta de condutor proteção da saída para o ramal de entrada;
  • Proteção (Disjuntor) incompatível com a carga/ cabo;
  • Condutor de entrada incompatível com o tipo de fornecimento solicitado;
  • Tipo de condutor adotado (flexível) em desacordo com o RIC de BT;
  • Condutores sem identificação ou com cores em desacordo com as normas internas, RIC de BT e Normas ABNT;
  • Ramal de entrada com distância superior a 40m caracterizando ramal de profundidade irregular;
  • Altura da medição em desacordo com as medidas estabelecidas no RIC de BT;
  • Sem acesso a medição.

 

Locais onde o padrão de entrada não pode ser instalado:

  • Escadas e rampas;
  • Calçadas e ou em vias públicas;
  • Recintos fechados;
  • Interiores e vitrines;
  • Próximo a máquinas, bombas, tanques, reservatórios, fogões etc.;
  • Locais sujeitos a gases corrosivos ou combustíveis, inundações ou trepidação excessiva;
  • Na parte interna do imóvel, ou seja, após o portão de entrada;
  • Divisória de madeira.

 

Informações importantes sobre os tipos de instalações de Padrão

  • O local escolhido deve estar a menos de 30 metros de distância da rede de distribuição aérea da Cerfox e a menos de 40 metros de distância da carga a ser ligada e deve possibilitar o livre acesso das equipes técnicas da Cooperativa;
  • Além de leitura mensal do medidor, que determina o valor da sua conta de energia elétrica, podem ser necessários reparos para atendimento de emergência, vistorias ou a execução de outros serviços, mesmo que o imóvel esteja fechado;
  • O padrão deve ser construído nos limites da sua propriedade, na frente do terreno e voltado para a via pública. Se for colocar a caixa do medidor fixada no muro voltada para rua, o poste deverá ficar na parte interna do terreno;
  • O poste Padrão deve ser de fornecedor homologado junto a Cerfox e a altura e capacidade mecânica devem estar de acordo com o Anexo J e Anexo K do RIC de BT da Fecoergs;

 

Informações importantes sobre os documentos para o pedido de nova ligação

Conforme previsto na Resolução nº 414/2010 da ANEEL, não é obrigação da Cerfox realizar a infraestrutura de rede de distribuição de energia para atendimento a áreas que caracterizam regularização fundiária e ou loteamentos para fins não social. Esta responsabilidade é do proprietário da área.

Deste modo, antes do pedido de ligação deverá ocorrer a apresentação de projeto específico e seguir as diretrizes constantes nas normas internas e na Res 414/2010.

Importante: Para as solicitações de nova ligação em área não regularizada, a Cerfox irá negar o pedido de nova ligação. Por isso é importante que o consumidor, antes de adquirir uma área e realizar o pedido de nova ligação, certifique-se junto a Prefeitura Municipal e ou a Cerfox se a área em questão é regular.

 

ALTERAÇÃO DE CARGA

 

Tipos de alteração

  • Acréscimo de Carga: Aumentar a carga de Monofásico para Bifásico ou Trifásico, de Bifásico para Trifásico e de Trifásico para Trifásico (alteração da capacidade do disjuntor).
  • Decréscimo de carga: Diminuir a carga de Trifásico para Bifásico ou Monofásico e de Bifásico para Monofásico.

Onde solicitar

Caso a  alteração de carga não necessitar de apresentação de projeto a solicitação pode ser realizada através dos escritórios regionais e postos de atendimento, através do 0800 648-4800.

Quando for necessária a apresentação de projeto, a solicitação deve ocorrer através do formulário disponivel através do link Projetos.

Neste link também está disponível maiores detalhes sobres as situações onde será necessária esta apresentação de projeto.

colocar o link para o projetos

Quais documentos preciso apresentar nos canais de atendimento?

Pessoa física:

  • RG (ou na inexistência deste, outro documento de identificação oficial com foto).
  • CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal).

Pessoa Jurídica:

  • Apresentação do cartão CNPJ original ou cópia simples ou cópia autenticada, documentos relativos à sua constituição, ao seu registro (Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembleia e Eleição) e documentos do(s) seu(s) representante(s) legal(is) RG e CPF.

 

Nota: Se a solicitação for realizada por terceiros, faz-se necessário à apresentação de autorização assinada pelo interessado com reconhecimento de firma para a finalidade a que se destina.

  • Projeto elétrico quando a solicitação assim exigir, conforme orientações contidas no link Projetos.
  • Matricula atualizada do imóvel, emitida pelo registro de imóveis, com prazo inferior a 6 meses;
  • Procuração, contrato de arrendamento, de aluguel ou de compra e venda caso a solicitação não seja em nome do proprietário da matrícula;
  • Declaração com a atualização da carga instalada e o detalhamento da carga a ser incrementada ou decrementada

 

Informações importantes

Os prazos de vistorias ou de retorno sobre as condições de obras seguem as mesmas descritas inicialmente no item relacionado a Nova Ligação