Tire aqui todas as suas dúvidas sobre o serviço.
Precisa instalar um medidor em uma nova Unidade Consumidora?
Entre em contato com nossos Canais de Atendimento, mas antes disso, tire todas as suas dúvidas sobre Ligação Nova de Energia e confira os passos necessários para que a Cerfox consiga atender você.
Importante: Lembre-se de consultar o link Normas Técnicas para verificar as premissas necessárias para a correta construção da medição e o link Projetos para verificar se para o seu atendimento não é necessário apresentar projeto elétrico.
Onde posso solicitar?
Atendimento comercial pelo fone 0800 648 4800. Escritórios e Regionais.
Quem pode solicitar?
Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais, com procuração oficial com firma reconhecida em Cartório. Importante: O solicitante não pode ter débitos vencidos com a Cerfox e deve ser maior de 18 anos.
Quais documentos preciso apresentar nos canais de atendimento?
Pessoa física:
* RG (ou na inexistência deste, outro documento de identificação oficial com foto).
* CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal).
Pessoa Jurídica
* Apresentação do cartão CNPJ original ou cópia simples ou cópia autenticada, documentos relativos à sua constituição, ao seu registro (Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembleia e Eleição) e documentos do(s) seu(s) representante(s) legal(is) RG e CPF.
Nota: Se a solicitação for realizada por terceiros, faz-se necessário à apresentação de autorização assinada pelo interessado com reconhecimento de firma para a finalidade a que se destina.
Outros documentos e informações (pessoa física ou jurídica)
* Projeto elétrico quando a solicitação assim exigir, conforme orientações contidas no link Projetos.
* Matricula atualizada do imóvel, emitida pelo registro de imóveis, com prazo inferior a 6 meses;
* Procuração, contrato de arrendamento, de aluguel ou de compra e venda caso a solicitação não seja em nome do proprietário da matrícula;
* Declaração de carga instalada.
* Ramo de atividade ou finalidade da edificação, se industrial, residencial, comercial ou misto;
* Comprovação de que o requerente desenvolve atividade rural (no caso de enquadramento como tarifa rural);
* Alvará de licença de localização e declaração de numeração urbana emitido pela Prefeitura Municipal;
* Licença ambiental caso a unidade consumidora esteja em área ambiental protegida.
* Foto do padrão de entrada com numeração do imóvel fixada, havendo o imóvel ao fundo;
Associação
Para realizar o pedido de nova ligação, o interessado deverá ser sócio da Cerfox. Caso não seja, deverá antes da efetivação do pedido de nova ligação, realizar a associação. Para visualizar o que é necessário para esta associação, acessar o link de de orientações para a associação.
O que vão me perguntar na hora do atendimento?
Relação de todas as cargas a serem utilizadas para declaração descritiva da carga instalada na unidade consumidora ou declaração descritiva de todas as cargas a serem utilizadas e outras informações acima mencionadas. Atenção ao levantamento de cargas, que deve ser realizado em Watts (W), evite levar motores em CV ou kVA.
O endereço completo do local que será atendido (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, bairro, complementos, referências).
Telefones para contato (celular e fixo se possível).
O que é padrão de ligação de energia elétrica?
São os equipamentos necessários para a ligação do seu imóvel à rede elétrica, composta basicamente por caixa de medidor, tubos (eletrodutos) e disjuntor, cuja montagem e especificação devem atender às normas técnicas da Cerfox. A construção do Padrão de Entrada de Energia e as instalações são de responsabilidade do solicitante.
Quando a Cerfox precisa fazer uma extensão de rede elétrica?
Quando a rede elétrica estiver a uma distância maior que 30 metros do padrão de entrada de energia, ou a quantidade de fases existentes é inferior ao tipo de fornecimento solicitado. Será necessária também, quando o ramal de ligação cruzar o terreno de outras pessoas. Após análise técnica, o cliente receberá uma carta em até 30 dias com o orçamento para a execução do serviço.
Vistoria
A execução da vistoria na unidade consumidora poderá ocorrer em até 3 dias úteis na área urbana e 5 dias úteis na área rural, contados da data da solicitação do interessado.
Taxas e Custos?
A primeira vistoria não é cobrada. Serão cobradas as demais vistorias realizadas pela Cerfox no local, devido ao não cumprimento das exigências ou qualquer outro motivo de responsabilidade do cliente, conforme Resolução nº 414/ 2010 da ANEEL. A cobrança será feita na primeira conta de energia elétrica, após a ligação do medidor.
Padrão de Ligação já construído
Para a solicitação de nova ligação e da vistoria, o padrão de entrada já deve estar construído em campo e de acordo com o tipo de fornecimento solicitado. Neste caso, durante a vistoria o técnico da Cerfox irá verificar se o padrão está realmente de acordo com as normas técnicas e de segurança da Cerfox e da ABNT. Se o padrão não estiver em área de proteção ambiental e não houver necessidade de estudo de rede, após a vistoria, em até 2 (dois) dias úteis para a área urbana, ou 5 (cinco) dias úteis para área rural, a energia será instalada.
Se for identificado padrão fora das normas técnicas, você receberá uma notificação com a descrição da irregularidade encontrada e terá até 30 dias para regularizar a situação e pedir o reenvio da solicitação.
Após sanar as irregularidades, reabra o pedido através dos canais de atendimento.
Veja quais são os itens mais rejeitados pelas equipes da Cerfox na execução das ordens de serviço:
Locais onde o padrão de entrada não pode ser instalado:
Informações importantes sobre os tipos de instalações de Padrão
Informações importantes sobre os documentos para o pedido de nova ligação
Conforme previsto na Resolução nº 414/2010 da ANEEL, não é obrigação da Cerfox realizar a infraestrutura de rede de distribuição de energia para atendimento a áreas que caracterizam regularização fundiária e ou loteamentos para fins não social. Esta responsabilidade é do proprietário da área.
Deste modo, antes do pedido de ligação deverá ocorrer a apresentação de projeto específico e seguir as diretrizes constantes nas normas internas e na Res 414/2010.
Importante: Para as solicitações de nova ligação em área não regularizada, a Cerfox irá negar o pedido de nova ligação. Por isso é importante que o consumidor, antes de adquirir uma área e realizar o pedido de nova ligação, certifique-se junto a Prefeitura Municipal e ou a Cerfox se a área em questão é regular.
Tipos de alteração
Onde solicitar
Caso a alteração de carga não necessitar de apresentação de projeto a solicitação pode ser realizada através dos escritórios regionais e postos de atendimento, através do 0800 648-4800.
Quando for necessária a apresentação de projeto, a solicitação deve ocorrer através do formulário disponivel através do link Projetos.
Neste link também está disponível maiores detalhes sobres as situações onde será necessária esta apresentação de projeto.
colocar o link para o projetos
Quais documentos preciso apresentar nos canais de atendimento?
Pessoa física:
Pessoa Jurídica:
Nota: Se a solicitação for realizada por terceiros, faz-se necessário à apresentação de autorização assinada pelo interessado com reconhecimento de firma para a finalidade a que se destina.
Informações importantes
Os prazos de vistorias ou de retorno sobre as condições de obras seguem as mesmas descritas inicialmente no item relacionado a Nova Ligação