Quem Somos

Sobre a Cerfox

Quem Somos

A história da CERFOX teve início em 09 de julho de 1962 com a fundação da Cooperativa da Produção e Consumo de Energia Elétrica Soledadense Ltda.

Esta fundação foi idealizada por um grupo de 16 associados residentes nos distritos de Fontoura Xavier e São José do Herval, pertencentes até então, ao município de Soledade, com o objetivo de gerar e distribuir energia elétrica à população destes distritos.

Na época foi solicitada a CEEE, companhia estadual, a cedência da Usina do Fão que estava desativada e que anteriormente era utilizada para fornecimento de energia elétrica ao município de Soledade.

Com a emancipação do município de Fontoura Xavier no ano de 1965, alterou-se o nome da Cooperativa para Cooperativa de Eletrificação Rural Fontoura Xavier Ltda – CERFOX.

A Usina do Fão possuía, nessa mesma época, potência instalada de 290kW e gerou energia para a CERFOX entre os anos de 1962 e de 1978, quando então foi desativada.

No ano de 1995, após reformas da casa de máquinas e ampliação do barramento, a Usina do Fão foi reativada com potência instalada de 940kW.

Em 2005, para melhor aproveitamento do potencial existente, a CERFOX realizou mais uma reforma e ampliação da Usina do Fão, que passou a ter potência instalada de 1,2MW.

Acompanhando o crescimento da região e a maior necessidade de disponibilidade de energia elétrica, no ano de 2011 a CERFOX inaugurou a Usina Taipinha de potência instalada de 0,9MW, localizada no município de Soledade.

Em dezembro de 2015 a CERFOX realizou desmembramento de suas atividades, separando as operações de geração e distribuição. Foram criadas, consequentemente, a Cooperativa de Geração com o nome de CERFOX – Cooperativa de Geração e Desenvolvimento Fontoura Xavier e a Cooperativa de Distribuição com o nome de CERFOX - Cooperativa de Distribuição de Energia Fontoura Xavier.

Este desmembramento deu início ao processo de regularização da Cooperativa como permissionária de distribuição de energia elétrica, concluído no ano de 2018, quando a CERFOX - Cooperativa de Distribuição de Energia Fontoura Xavier celebrou junto à ANEEL a assinatura do contrato de permissão, passando oficialmente a tornar-se uma Permissionária do Serviço Público de Distribuição de Energia, adquirindo o direito inicial de exploração de sua área de atuação por mais 30 anos.

Neste mesmo ano a CERFOX - Cooperativa de Geração e Desenvolvimento Fontoura Xavier, deu início ao processo de migração de suas duas usinas para a comercialização de energia elétrica no mercado livre, concluído no ano de 2019.

O avanço tecnológico fez surgir novos horizontes além da produção e distribuição de energia e, aproveitando a infraestrutura da rede de distribuição, no ano de 2020 a CERFOX comemorou a fundação de uma nova empresa, a CERFOX - Serviços de Telecomunicações Ltda, voltada ao provimento de internet residencial e comercial, via fibra óptica e satélite, além dos multisserviços aos associados e demais consumidores.