Notícia

Blog Details
27 Abril 2021

Orientações sobre conexão de Centrais de geração solar

Cerfox orienta seus associados em relação aos procedimentos para conexão de centrais de geração de energia solar

A Geração Distribuída, mais difundida através da geração solar é hoje uma realidade dentro do cenário elétrico nacional e também dentro do cenário da Cerfox.
Apesar das incertezas em relação a manutenção ou não dos subsídios para o setor, a Cerfox vem observando um aumento significativo das solicitações de novas conexões.
No primeiro trimestre de 2021, a Cerfox registrou um aumento de 202% no montante de energia injetada em seu sistema elétrico através de centrais de micro e minigeracao distribuída, se comparado com o mesmo período de 2020.
Esta elevação está bastante relacionada ao aumento do número de fornecedores, onde muitos deles se preocupam exclusivamente com a venda e lucro e ignoram aspectos técnicos e de segurança, fundamentais para a execução do projeto e conexão do sistema de geração junto ao sistema elétrico da Cerfox.
Devido a estes fatos, a Cerfox vem através deste canal informar e orientar os seus associados sobre o que deve ser considerado antes do fechamento de uma compra e antes da realização da instalação de um sistema de geração de energia solar em sua residência ou em sua propriedade.
Sobre a instalação:
Antes de fechar uma compra e autorizar a instalação do sistema em sua residência ou propriedade, o associado deve ter a certeza de que o sistema será aceito pela a Cerfox.
Este aceite passa pela análise da Engenharia da Cerfox onde é avaliado se o projeto proposto está em acordo com as normas técnicas vigentes e se não será necessário realizar nenhuma adequação nas instalações elétricas da unidade consumidora ou então na rede de distribuição da Cerfox.
Para isso, é importante que o associado exija do vendedor antes do fechamento da compra, que ele apresente a consulta de acesso emitida pela equipe técnica da Cerfox.
Fazendo isso, o associado irá evitar surpresas posteriores devido a recusas de conexões ou a necessidades de adequações não informadas pelo vendedor.
Neste cenário, a Cerfox tem identificado diariamente a apresentação de projetos elaborados em desacordo com as normas técnicas e de segurança vigentes, implicando na reprovação deste projeto e na não liberação da conexão do sistema de geração solar.
Esta reprovação devido a apresentação do projeto em desacordo com as normas técnicas e de segurança vigentes, implica para a sua correção, a execução de adequações internas na unidade consumidora do associado, como por exemplo a adequação do padrão de entrada, alterações das instalações do sistema de geração, alteração de componentes do sistema de proteção ou do próprio equipamento de conversão conhecido como inversor.
Sobre a conexão:
A Cerfox orienta que o associado em hipótese alguma ligue e conecte o sistema de geração solar sem que este tenha o seu projeto aprovado, sem que tenha ocorrido a aprovação da vistoria em campo e sem antes a Cerfox realizar a troca do medidor existente.
A ligação sem estes passos terem sido cumpridos, poderá implicar em riscos a segurança das instalações e das pessoas que acessam estas.
Esta ligação à revelia sem a aprovação junto a Cerfox, se implicando em danos às instalações ou a pessoas, a responsabilidade passa a ser total do próprio consumidor e também do responsável técnico contratado pelo consumidor.
Além disso, se observado pelas equipes da Cerfox, a ligação de um sistema de geração solar sem as etapas de aprovação sendo cumpridas, irá implicar na suspensão do fornecimento da unidade consumidora até que seja regularizado o projeto e sua execução junto a Cerfox.
Diante disso associado, é de extrema necessidade que consulte a Cerfox antes de uma instalação e que em hipótese alguma realize a ligação do sistema sem antes o mesmo ter sido aprovado em campo em vistoria pela equipe técnica da Cerfox.

Olá!

Como podemos ajudar?

Atendimento