Conforme divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL na última semana de setembro, a bandeira tarifária referente ao mês de outubro de 2021 será Vermelha Patamar 2 para os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. A bandeira, que indica condições muito custosas de geração de energia, equivale ao pagamento de R$ 9,49 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Ressalta-se que neste momento, a bandeira Vermelha Patamar 2 vale apenas para os consumidores com Tarifa Social. Para os demais consumidores de energia elétrica, a bandeira vigente no período será a de Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.
Instituída pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), por meio da Medida Provisória nº 1.055/2021, a bandeira "escassez hídrica", busca fortalecer o enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, o pior em 91 anos, que reduz a produção nas usinas hidrelétricas e aumenta o preço da energia.
Conforme anuncio já realizado anteriormente pela ANEEL, a bandeira Escassez Hídrica seguirá em vigor até abril de 2022.
Saiba mais sobre o programa que busca incentivar a redução de consumo >>> Acessar
Dicas de economia de energia:
Chuveiro:
Geladeira:
Ferro de passar:
Iluminação: